Comece por Aqui!

Você já ouviu histórias de que pode ser descendente de um italiano ou acha que seu sobrenome tem origem italiana, mas não sabe por onde começar? Então você chegou ao lugar certo!

Neste post vou te dar 5 dicas para iniciar sua jornada rumo ao Reconhecimento da sua Cidadania Italiana! Para te ajudar a entender melhor como funciona este maravilhoso mundo, eu vou lembrar do que eu gostaria de ter ouvido lá no inicio da minha própria jornada – e eu acho que isso pode te ajudar muito! Vamos lá!

1 – Entender o que é a Cidadania Italiana

Todo mundo aqui ja ouviu falar sobre a Cidadania Italiana, eu sei. Mas é importante entender algumas definições e conceitos, afinal, trata-se de ser reconhecido como cidadão de outro país, e isso inclui algumas responsabilidades – e muitos benefícios também! Neste post eu explico detalhadamente o conceito de Cidadania Italiana, os benefícios, as responsabilidades, as formas de reconhecimento, possíveis impedimentos e os mitos. Eu aconselho fortemente que você dê uma espiada lá pra entender melhor e também pra deixar suas dúvidas 😉

2 – Sobrenome de Origem Italiana

Hoje não é difícil descobrir as origens dos nossos sobrenomes, existem muitos sites que podem nos ajudar nessa missão, mas vou citar um em especial que eu já usei muito e ainda uso no dia a dia, tenho certeza que também vai te ajudar: Cognomix. Provavelmente você ja ouviu falar desse site, e ele é bem útil para que possamos iniciar nossas pesquisas. Ali você pode descobrir a origem, diferentes grafias e até em que locais do mundo existem mais pessoas com o seu sobrenome. Dá uma espiada lá, você vai gostar!

3 – Histórias de Família

Essa é uma excelente forma de iniciar suas pesquisas. Se você tem o privilégio de ainda ter pais, avós ou bisavós vivos, pode convidar eles para uma conversa, e pedir pra que te contem histórias sobre as origens italianas da sua família. Pegue papel e caneta e anote tudo o que pode ser relevante para montar sua árvore genealógica, até você encontrar informações sobre aquele italiano que cruzou o oceano rumo ao Brasil. Cito abaixo os dados mais importantes que seria maravilhoso se você descobrisse sobre ele:

  • Nome completo e possíveis variações de nome e sobrenome
  • Data de nascimento
  • Local de nascimento na Itália, mais precisamente Comune ou Paróquia
  • Nomes dos pais
4 – Árvore Genealógica

Usando as anotações que você fez nas conversas com seus familiares, vamos à parte gráfica da coisa: montar sua árvore genealógica. Para fazer isso, você pode usar papel e caneta ou sites. Hoje os mais utilizados são: FamilySearchMyHeritage e Ancestry, mas atualmente o Canva também disponibilizou uma ferramenta pra isso. O interessante é que nas plataformas como FamilySearch ou MyHeritage você tem acesso a dados que outras pessoas disponibilizaram, podendo até encontrar parentes que já colocaram alguma informação sobre seus antepassados em comum. Além disso, elas possuem grande banco de dados com documentos digitalizados do mundo todo, um verdadeiro tesouro pros pesquisadores de plantão! Na construção da sua árvore genealógica você irá descobrir muitas informações interessantes sobre as ramificações da sua família. Eu aconselho fortemente que você faça isso em todas suas linhagens e consiga visualizar e entender melhor suas próprias raízes. Mas inicialmente vamos focar na Cidadania Italiana e reconstruir a linha que liga você até seu antepassado italiano, colocando todas as informações de cada um, por exemplo:

Fulano de Tal – você

  • Nascido dia 00/00/0000 em Cidade Tal, no Brasil
  • Casado dia 00/00/0000 com Fulana de Tal em Cidade Tal

Fulano de Tal – pai

  • Nascido dia 00/00/0000 em Cidade Tal, no Brasil
  • Casado dia 00/00/0000 com Fulana de Tal em Cidade Tal
  • Óbito dia 00/00/0000 em Cidade Tal

Fulano de Tal – avô

  • Nascido dia 00/00/0000 em Cidade Tal, no Brasil
  • Casado dia 00/00/0000 com Fulana de Tal em Cidade Tal
  • Óbito dia 00/00/0000 em Cidade Tal

Fulano de Tal – bisavô

  • Nascido dia 00/00/0000 em Cidade tal, na Itália
  • Casado dia 00/00/0000 com Fulana de Tal em Cidade Tal
  • Óbito dia 00/00/0000 em Cidade Tal
Vale a pena você dar uma olhada nos links acima e montar sua árvore também! Provavelmente você não terá todas as informações ainda, mas é importante começar com o que você tem para saber exatamente o que precisa procurar. Ah, sim! O FamilySearch é totalmente gratuito 😉
 
5 – Documentos

Assim que você tiver certeza da linha familiar que liga você até o antepassado italiano, é hora de solicitar a emissão dos documentos. Seguindo o exemplo de linha familiar que citei acima, ficaria assim:

VOCÊ > seu PAI > seu AVÔ > seu BISAVÔ (que nasceu na Itália)

Basicamente, a modalidade de reconhecimento mais utilizada por descendentes brasileiros é a chamada iuri sanguinis, que nada mais é do que a transmissão do direito através do sangue, da filiação – desde o nascido na Itália – até você. Seguindo o exemplo, para cada um dos citados acima será preciso reunir os documentos que registram os acontecimentos civis, como nascimento, casamento, divórcio ou óbito. São as certidões em inteiro teor, que devem ser solicitadas nos cartórios onde os eventos aconteceram. É analisando todos esses documentos que vamos chegar nas informações precisas sobre a vida de cada um.

Quando você chegar no momento de solicitar os documentos do seu antenato italiano, que está no local onde ele nasceu e/ou casou aqui na Itália, aí sim é a etapa que eu terei o prazer de te ajudar! Não que você não possa fazer isso sozinho, você pode sim. Basicamente, você deve entrar em contato com o Comune ou com a Paróquia onde está o registro e solicitar a emissão e o envio para o Brasil. Mas estou aqui para facilitar sua vida e, em solo italiano, fica mais fácil de agilizar esse processo. Isso sem falar dos contatos por email, telefone, documentação e burocracia que envolvem esse trâmite. Depois disso, com todos os documentos em mãos, chegou a hora de analisá-los e verificar se será necessário fazer correções, mas esse é assunto pra outro post!

6 – DICA EXTRA (mas não menos importante): CNN

Talvez você ainda não tenha ouvido falar deste documento, mas ele é bem importante e precisa estar junto com os demais na sua pasta para o Reconhecimento da Cidadania Italiana. Isso porque ele mostra se o italiano do qual você descende abdicou ou não da sua própria cidadania italiana ao se naturalizar brasileiro. Isso inviabilizaria o seu reconhecimento, pois acabaria com a sua linha de transmissão, já que os filhos do italiano nasceriam brasileiros e não mais italianos. Já, se ele se naturalizou após o nascimento do filho, então o direito permanece. Este documento se chama Certidão Negativa ou Positiva de Naturalização e é obtido junto ao Ministério da Justiça Brasileiro aqui. No site você deve preencher os seus dados como “Requerente” e depois os dados do seu antenato como “Requerido”. Ao lado do nome do seu antepassado, tem um sinal de +, e é ali que você deve incluir todas as variações possíveis do nome e sobrenome dele, para verificar se ele se naturalizou com algum deles. Uma dica muito importante é que você emita este documento somente após ver a certidão de nascimento do seu antenado, para ter certeza de como é a grafia correta do nome dele.

Dito tudo isso, acho que consegui te ajudar a clarear um pouco o caminho rumo ao Reconhecimento da Cidadania Italiana certo? Se ficou alguma dúvida, não deixe de comentar abaixo, me escrever no email [email protected] ou me chamar no Instagram; eu terei o maior prazer em te ajudar! E claro, precisando de uma mãozinha aqui na Itália para solicitar a emissão do documento do seu antenato italiano, não deixe de me chamar!

Ci vediamo presto!

Abbracci!

 

Fontes: Consulado Italiano Porto Alegre, Blog Minha Saga e Canal Fabio Barbiero
Imagem: Freepick

O que você achou deste post?

Deixe aqui sua reação e seu comentário ou dúvida!

Rolar para cima